sexta-feira, 29 de abril de 2011

Perseverança

"É perseverando que vocês obterão a vida"



(Lucas 21:19, NVI)



Olhe ao redor. Reveja as notícias dos últimos três telejornais que assistiu. Quais as ultimas informações que você ouviu sobre segurança pública? Se você fosse definir a situação do mundo em uma palavra, qual usaria?
Eu diria: CONDENADO.



Não por catástrofes naturais ou pelo Juízo de Deus, isso também, mas condenado pela sua situação moral. Chegamos a um patamar da existência humana em que estamos desacreditados por nós mesmos. Quem acreditaria em perder a carteira com duzentos reais e reavê-la com todo o dinheiro dentro? Reavê-la já seria muito. Vamos para algo mais simples: ter o gabarito do concurso público para o qual estamos estudando, antes da prova. Você se arriscaria a dizer que não tem vontade de ver?



Não estamos desacreditados por roubos grandiosos dos cofres públicos ou por quadrilhas organizadas que fazem arrastões, o desgaste moral está em cada um de nós. Nos deleitamos em músicas de conteúdo imoral, em filmes que exaltam o que fingimos combater, em programas de televisão e sites que não nos melhoram.



Nós somos nosso pior inimigo. Conhecemos nossas fraquezas e somos condescendentes com elas. Não nos reprovamos, não nos privamos, não nos dominamos. Pouco a pouco nos entregamos a mercê de um onda de valores corrompidos.



Como me livrar de tudo isso?



1º Aceite um padrão moral que não dependa da sua opinião. - Somos tendenciosos e é fácil modificar nossos padrões com base na conveniência. Aceitando um padrão que independa de nós, nos asseguramos de não influenciá-lo.



2º Com base nesse padrão, desenvolva um estilo de vida. - Padrões morais são inúteis se não forem aplicados. E a melhor forma de aplica-los é deixar que façam parte do seu dia-a-dia. Desde o mínimo ao máximo. Se for fiel a esse padrão no pouco, desenvolverá moralidade suficente para ser fiel no muito.



3º Persevere. - Chegarão momentos em que apenas você acreditará no seu padrão moral e que apenas você terá um estilo de vida pautado nesse padrão. Momentos em que será mais fácil desistir e se corromper. É aí que você precisa perseverar. Perseverança significa continuar ainda que todos desistam. Seguir em frente mesmo que, aparentemente, esteja sozinho.



Há uma diferença entre viver e existir. Só perseveram aqueles que vivem.


Essa mensagem foi inspirada no meu padrão moral, a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário