quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Estudando a Bíblia 2 ( 2/2)

Continuando o estudo:

"
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque, tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo;
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
"

1)"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há" ~> Por que Deus nos diz que não devemos amar o mundo? E ainda acrescenta que támbem não devemos amar o que há no mundo.
O que há no mundo para que Deus queira nos proteger dele? Este mundo foi criado por Deus, mas estragado pelo pecado. O pecado é uma força tão destruídora que é transmitida pelo DNA (Sl 51:5), ele danificou a criação e nos tornou escravos. Em um mundo corrompido pelo pecado (que a humanidade caiu pela própria vontade) Deus nos diz para não nos conformarmos (Rm 12:2). Ele nos deu uma chance de resgatarmos o que o pecado nos privou e estarmos de novo face-a-face com Ele.
Mas como poderemos fazer isso amando o mundo e o que nele há? Como podemos amar a Deus e permenecer no pecado? "Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele". Deus sabe que isso é impossível e nos diz: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há".

2) "Porque, tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo; ~> Concupiscência é o "Desejo intenso de bens ou gozos materiais" ou "Apetite sexual". E soberba é "Orgulho excessivo; altivez, arrogância, presunção".
Deus nos diz que a ganância por bens materiais e carnais e a arrogância não provêm dEle, mas do mundo (pecado).
Deus ainda nos alerta que isso passa! Não devemos ceder as vontades do mundo (nem as nossas próprias vontades se elas estiverem de acordo com o mundo) por que elas passam, elas são vaidade (Ec 2:17). Ceder a vaidade é andar fora da luz e Deus é Luz
(1 Jo 1:5).

3) "
mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." ~> Deus promete aos que a Ele são fiéis que permaneceram para sempre. Amém.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário