domingo, 2 de março de 2025

Cartas para Yahweh - 02

Senhor, louvado seja o Seu nome, porque Se permite ser encontrado quando Te busco e me tornas conhecidos os pensamentos que tens a meu respeito: pensamentos de paz. Mostras-me os planos que tens sobre mim: planos maiores e melhores do que posso imaginar.

Ah! Senhor, torna-me íntegro em minha busca por Ti. Que eu Te busque por querer conhecê-Lo. Ao buscá-Lo, que eu O encontre porque busco de todo o meu coração. Que eu tenha sede e fome de Ti, para que a minha sede seja saciada em Tuas águas e a minha fome seja satisfeita em Tua mesa.

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus.” (Salmo 20:7)
É da Tua reputação que me lembro, Senhor, e é em Ti que me glorio. Em Ti reside a minha confiança. As armas que posso empunhar não são nada diante do Teu poder. Meus planos e artifícios são incomparáveis ao que o Senhor já fez e promete ainda fazer por Seu povo. Em Ti reside a minha esperança, Senhor. Halleluyah!

“Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em conhecer-Me e compreender-Me, pois Eu Sou Yahweh, o SENHOR, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, porquanto são essas as virtudes nas quais tenho grande prazer!”, declara o Senhor. (Jeremias 9:24)

Que nessas virtudes eu também encontre prazer, meu Deus.

Peço perdão ao Senhor pelas vezes em que me faltou a honestidade própria dos que se chamam pelo Seu nome. Quando usei de aparências através de sorrisos, abraços e palavras bonitas para impressionar os que me cercam. Pelas vezes em que menti, inclusive para mim mesmo, tentando conquistar, através da obediência, um mérito que não posso alcançar diante do Senhor.

Peço perdão pelas vezes em que me esquivei de olhar para a insuficiência da minha própria condição e reconhecer minha absoluta dependência da Tua misericórdia. Pelas vezes em que, como a Igreja de Laodiceia, me esqueci de que preciso de Ti e não enxerguei a realidade dos homens fora de Ti: desgraçados, miseráveis, pobres, cegos e nus (Apocalipse 3:17). Misericórdia, Senhor!

Que não haja meio-termo quanto ao que me enfraquece espiritualmente. Que haja guerra e que o espiritual sobrepuje o natural em minha vida. Produz em mim, Senhor, tanto o querer quanto o realizar de acordo com a Sua boa vontade.

Faz-me fiel, observando a Tua fidelidade. Que eu aprenda de Cristo, tomando Seu jugo sobre mim. Que, da Tua humildade, eu aprenda a ser humilde, usando e desenvolvendo a cada dia os dons que o Senhor me deu. Que, em Tua mansidão, eu aprenda a ser manso, autocontrolado, dotado de domínio próprio, negando impulsos e desejos nocivos, seguindo na direção de uma vida mais equilibrada e com significado.

Que em Ti eu ache descanso. Dá-me, Senhor, uma fé que opere, que o meu esforço seja motivado por amor a Ti e aos meus semelhantes, que a minha esperança se manifeste em perseverança.

Peço isto por causa de Jesus, meu Exemplo, para que a vontade dEle se torne real em minha vida.

Amém!

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Cartas para Yahweh - 01

Senhor, Tu me observas atentamente e me conheces. Sabes a minha rotina, quando me sento e quando me levanto. Conheces o meu labor, as tarefas que me causam cansaço, os momentos em que meu caminho se torna íngreme e penoso, aquilo que é difícil para mim suportar. Mas o Senhor também conhece o que me traz descanso, o que aquieta a minha alma; todos os meus caminhos Te são bem conhecidos. Conheces até mesmo o princípio por trás dos meus pensamentos; antes que a minha língua se articule para formar palavras, o Senhor conhece inteiramente as raízes das intenções em meu coração. Um conhecimento tão largo e tão profundo da minha própria natureza chega a ser incompreensível para mim. Somente o Senhor, meu Criador, me conhece assim. Halleluyah!

Peço perdão ao Senhor pelas vezes em que não reconheci a Sua influência santificadora e deixei a ira me dominar, machucando aqueles que o Senhor me entregou para cuidar. Por deixar as preocupações desta vida e o engano das riquezas sufocarem a Tua palavra em mim, ocupando tanto tempo e roubando tanta energia, que me senti cansado demais para imitá-Lo. Pelas vezes em que adormeci sem considerar dedicar tempo a Te agradecer pelas bênçãos que o Senhor me concedeu durante o dia.

Ao Te entregar as minhas dúvidas, o Senhor respondeu à minha oração. "Qual é o centro do Evangelho? Qual é a essência da mensagem do meu Salvador? O que eu não posso esquecer?"

No texto do Evangelho de João, capítulo 3, versículo 16, o Senhor me deu alento:

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

O Senhor tanto amou o mundo que deu, ensinando-me a expressar amor também através de ações. E não deu o que Lhe era comum ou trivial, mas sim Aquele que para o Senhor é o único Filho, um com o Pai. O Senhor escolheu amar e sofrer a abnegação, o esforço, o fatigante labor que é motivado pelo amor, ensinando-me que amar requer mais de mim do que uma oferta fácil ou um caminho indolor. Amar exige mais do que o conforto me permite fazer.

Estendeu a salvação a todos que manifestassem fé, isto é, a firme confiança pessoal de que Jesus é o Messias, por meio do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus, ensinando-me que minha salvação depende de confiança construída pessoalmente na provisão de Deus e na suficiência de Cristo.

Concedeu vida eterna para me ensinar sobre a esperança que vai além das circunstâncias. A vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, devotada a Deus, abençoada por Ele, da qual já temos parte neste mundo, aqueles que colocam sua confiança em Cristo. E, depois da ressurreição, a ser consumada na volta de Jesus, uma experiência de vida sem fim. Halleluyah!

Que a essência da Sua mensagem seja vista em minha vida, Senhor.

Peço isto por causa de Jesus, meu Salvador, para que a vontade dEle seja uma realidade em minha vida.
Amém!