terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cristianismo Ritualista


Levei um considerável tempo examinando diferentes explicações para versos do capítulo 2, da carta de Paulo aos Colossenses. Desde já, informo que não viso explicar as considerações que encontrei à cerca de nenhum verso específico. Já há teorias suficientes se apegando às “expressões gregas”, comparando “expressões hebraicas” e etc. Meu objetivo com essa postagem é outro: apontar a raiz do problema.

Seja qual for o conjunto de falsas doutrinas que Paulo estava enfrentando, o que fica claro ao ler todo o capítulo é que essas doutrinas se pautavam em uma supervalorização de cerimônias e rituais, a ponto dos cristãos de Colossos estarem confundindo os meios que apontam para a salvação com a Salvação em si. Eles começaram a substituir Cristo por seus rituais e ideologias religiosas à cerca da salvação.

Parece loucura um cristão tirando Cristo do centro de sua religião, mas não se admire, não é tão difícil quanto parece. Corremos o risco de fazer o mesmo nos nossos dias.
Hoje nós também encontramos diferentes grupos religiosos professamente cristãos e isso nos dá a impressão de que todos eles são cristãos. Isso é um grande engano.

Vivemos numa época de “Cristianismo Ritualista”: pessoas tão concentradas em formas de parecer cristãs, que não percebem a perda da essência do cristianismo: Cristo em nós.
As formas são importantes, mas não são um fim em si mesmas. Elas apontam o caminho, mas não são o caminho. Temos um exemplo disso na própria Bíblia, no livro de Gênesis, capítulo 4, muito antes dos problemas doutrinários entre Paulo e os Colossenses, encontramos dois adoradores. Um tinha a forma, o outro, a forma e o conteúdo. Estou falando de Caim e Abel.

O texto bíblico relata que os dois adoradores fizeram altares à Deus (formas). Caim tomou frutas e verduras e pôs em seu altar. Já Abel, tomou um cordeiro, símbolo do Salvador prometido, e pôs no seu altar.
Com base na forma, os dois estavam corretos: fizeram altares e dedicaram a Deus. Mas com base no conteúdo, só Abel tinha tornado completa a função do altar: Apontar o Messias. “e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou.” (Gênesis 4:4-5)

Deus só aprova as formas que Ele estipulou e mesmo essas, só têm verdadeiro valor se também possuírem a essência: Cristo.
Eu não sei que formas você tem usado, mas se elas não têm a aprovação do Senhor, deixe-as. Os resultados de permanecer no erro podem ser vistos em Caim e na Igreja de Colossenses. Seja como Abel, que até hoje serve de testemunha da verdadeira adoração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário