sábado, 5 de junho de 2010

A Mensagem da Cruz

Você já pensou porque a morte de Jesus era estranha a Gregos e Judeus?

O Judeus queriam ser convencidos pela manifestação de Poder Divino. Os Gregos queriam ser convencidos pela Razão, Lógica e Sabedoria.

A Cruz não atendeu nenhuma das duas expectativas, pois para os judeus ela é um escândalo e para os gregos, loucura.

Na visão humana, Cristo Crucificado é Deus se destituindo de poder e agindo da forma mais impensável. Mas para Deus, Cristo Crucificado é a expressão do Poder e Sabedoria Divinos.


A Cruz, entre muitas outras coisas, é a prova de que Deus não vê como o homem vê. A visão do homem é embaçada pelo prisma do pecado enquanto a de Deus não é embaçada por nada.

O Homem, ao pecar, se vê destituído da glória de Deus, merecedor da morte; o homem teme a reação de Deus.

Deus, ao ver o homem pecar, vê a obra-prima da Sua criação destituída da Sua gloria, morta em seu delito, necessitada de um salvador; Deus age.


Um cordeiro, símbolo de docilidade e pureza, é escolhido para representar Aquele que futuramente haveria de morrer.

O Sacrifício começa muito antes da cruz. Cada cordeiro que foi morto, cada anjo designado a proteger um ser humano, cada ano que passou, cada passo que Cristo deu sobre a Terra, tudo isso faz parte do caminho até a cruz, até a morte de Jesus.


É irracional o amor de Deus por nós. Não há lógica alguma em Deus sendo Deus, morrer pelo homem que é apenas homem. Os maiores filósofos podem tentar entender, as maiores mentes do mundo podem teorizar, mas para o raciocínio humano crer na cruz é apenas loucura. E é mesmo, loucura de Deus.


De todas as manifestações do poder de Deus, a cruz é a menos expressiva. A cruz não é água jorrando de pedra, não é fogo que cai do céu, não é mar que se abre, nem muralhas que vão ao chão. O que é a Cruz? Um homem pendurado num madeiro. A morte mais vil, expressão de tudo que é mais odioso. Como pode Aquele homem pendurado num madeiro ser Deus? Deus expresso em fraqueza. Um escândalo!. E é mesmo.


Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria;

mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios.

Mas, para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

1 Coríntios 1:22-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário