O pecado contra o Espírito Santo é apresentado na Biblia como um pecado imperdoável. Mas O QUE É PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO?
Textos: Marcos 3:20-30 (Ênfase no Verso 29); Mateus 12: 22-32 (Ênfase nos versos 31 e 32)
Definição de Blasfêmia: Difamação à Divindade. Isto pode incluir o uso de nomes sagrados em expressões vulgares ou falar de assuntos sagrados sem o devido respeito.
Qual a obra do Espírito Santo? A Bíblia diz que “ quando ele [O Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” Jo 16:8
Como a Blasfêmia contra o Espírito Santo é apresentada na Biblia?
"Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir." Mateus 12:31 e 32 “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados,mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno". Marcos 3: 28 e 29)
A obra do Espírito Santo é convencer, para dessa forma levar ao arrependimento e conversão. Através da expulsão dos demônios, Cristo visava impressionar e levar a atenção para a aproximação do Reino de Deus. Quando o povo estivesse alerta para a aproximação do Reino de Deus, se convenceria da necessidade de arrependimento e da malignidade de seus pecados (Obra do Espírito Santo).
Alguns judeus, cegos pelo preconceito e por achar desnecessária a missão de Jesus, atribuíam aqueles prodígios [expulsão de demônios] à Satanás, negando a atuação do Espírito de Deus. Patenteando a hipocrisia dos que o acusavam, Jesus diz: “E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos?” (Mateus 12:27). A Blasfêmia contra o Espírito Santo é apresentada como a negação da atuação do Espírito Santo mesmo sendo esclarecido quanto ao assunto. Negando essa atuação, o Espírito Santo não pode nos convencer e permanecemos em pecado, impossibilitando que o perdão que deseja nos dar, nos alcance. Não é que Deus se negue a estender o perdão, mas insistência em permanecer no erro nos impede de ser perdoados.
Olhe o exemplo de Satanás: “Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.” (Ezequiel 28:17) Satanás ao pecar, tinha a glória e bondade do próprio Deus para impeli-lo à se arrepender, mas preferiu seguir em pecado. Se nem a presença direta de Jeová lhe fez abandonar o pecado, nada mais faria e ele foi retirado do Céu por não pertencer mais àquele lugar. Satanás negou a atuação de Deus a tal ponto que não mais era possível impressioná-lo ao arrependimento. Caminho sem volta, pecado sem perdão. Pela negação constante da atuação do Espírito Santo não havia mais como lhe alcançar e salvar.
Há um alerta para a necessidade de humilhação constante de nossa natureza diante da majestade de Deus. Somos apenas seres humanos, dependentes de Deus. Se negarmos isso e preferirmos continuar seguindo o que é oposto a vontade revelada de Deus, caíremos em pecado imperdoável.
“Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados” Hebreus 10: 26
Entao, em resumo, pecar contra o Espírito Santo é atribuir, de maneira voluntária e descarada, a satanás, uma obra que é claramente revelada como sendo de Deus. é um pecado que ocorre nao de maneira visível,com atos palpaveis, mas numa decidida e irreversivel rebeliao contra Deus. (Pr. Jose Moreira)
ResponderExcluir